sábado, 30 de dezembro de 2006

FLAGRANTES

Ultrapassada a mais longa das noites, veio tua última mensagem (massagem? mensonge?) na voz olvidada dos anjos. Que de belles paroles. Tanto as andei perseguindo nesses dias ... e esqueci que estavam seladas na caixa mágica. Lembro uma fotografia de criança, uma mulher sobre a cama em solilóquio e depois o homem ou o anjo que adentra seu quarto. Solilóquios em matizes de cinza, cada qual uma figura muda pausando pensamentos.

Depois que vi o filme, com aquele extraordinário e triunfante sentimento de ‘é isso’, peguei a bicicleta e fui Petrópolis acima, levá-lo à esconsa Faria Santos, onde, superada a sengracice da Protásio, um generoso naco de céu sobre jacarandás velhíssimos ainda era possível. Na sacada do 1º andar, Stella pósbanho desembaraçava a cabeleira anelada.
- Chama a tua mãe.
- Sobe, Maria Célia.
- Não dá. Só vim trazer este filme, e com a bici fica ruim.
Maria assomou, sempre sorrindo ou rindo muito. Quando nos víamos, o primeiro movimento era despencar-nos em risadas, mesmo antes que a tirada hilária aflorasse ao cérebro. Arremessei a caixinha com a paúrazinha de que não conseguissem pegá-la. Se esfrangalharia no chão e ... Quanto tá mesmo um fita?
- Vê. Depois a gente se fala. Busco no domingo.
- Mas, sobe antes. Não me desfeiteia. Olha que tem torta ....

Não lembro se subi ou se desceram do seu ninho alcantilado, se prendi a bici em algum cano, se era sábado... Apenas lembro de Isabel e as crianças enxameando em torno da bicicleta e do gosto indizível daquela torta no outono. Adiante, quando busquei meio séria, meio casual a fita, Maria apenas disse que o filme era muito lento ou esquisito, ou escuro, ou que ficara com sono e nem vira até o fim.
- Célia, vou te confessar uma coisa (novamente voltaram-lhe risos) sou uma babaca romântica. Viste ‘Lendas da Paixão’? EEESSSE faz meu gênero. Ai, o Brad Pitt ... irresistível. Tu tens que ver.
Primeiro e desconfortável prenúncio de que, fora dos dias de trabalho, nunca poderíamos ser profundamente amigas. Nada além de uma camaradagem circunstancial. Nec plus ultra, nec plus ultra, (de novo) also spracht Zaratustra..
Em todo o caso, tempos depois Maria Célia buscou o Lendas da Paixão. Fora o filme, Brad Pitt esteve realmente irresistível.

Nenhum comentário: